quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Discurso e Ensino


Hoje finalmente consegui responder às perguntas propostas pela professora Else, relacionadas a discurso e ensino. Foi interessante constatar que o processo de "passar uma mensagem" depende dos dois lados (locutor e receptor), onde não adianta o locutor saber demais sobre determinado tema, se ele não conhecer ao menos um pouco quam vai receber a mensagem. Abaixo, coloco minhas respostas:


A) O que significa discurso do ponto de vista da lingüística? Em que essa noção difere daquela veiculada pelo senso comum?


Sob o ponto de vista da linguística, o discurso é local de invetimentos sociais, históricos, ideológicos, psíquicos, por meio de sujeitos interagindo em situações concretas de discurso por meio da língua , e cada discurso constitui um universo semântico específico. Dominar uma língua não quer dizer necessariamente, que o sujeito será capaz de entender todos os discursos. Acredito que senso comum vê o discurso como algo mais fechado, onde todos necessariamente entenderão, já que falam a mesma língua.


B) O que são condições de produção e em que conhecê-las pode alterar o planejamento de nossas aulas, o modo como lemos um texto ou como o escrevemos?


Condições de produção do discurso não devem ser entendidas apenas como sendo a situação empírica do discurso que está em jogo, mas com sua representação no imaginário histórico-social. O emissor pode antecipar as representações do receptor e, de acordo com essa antevisão do "imaginário" do outro, fundar estratégias de discurso, por exemplo: um médico, ao proferir um palestra sobre DSTs, vai se preparar de forma diferente para explanar sobre o assunto. Se a palestra for para adolescentes, a abordagem vai ser de um tipo. Se for falar sobre o mesmo assunto para estudantes do 8ºperíodo de medicina, a abordagem já será completamente diferente, bem mais aprofundada.


Até a próxima!

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